Simbologia das etiquetas para tecidos em geral
Lavagem em geral

Image
Símbolo genérico para os processos de lavagem. Os números inscritos nos símbolos significam a temperatura máxima em graus Celsius permitida.
Image
Lavagem normal. Artigos de algodão ou linho, branco, tinto ou estampado, com solidez a fervura.
ImageLavagem suave a 95° C. Colocar poucas peças de roupa na máquina e não centrifugar. Programa de pré-lavagem pode ou não ser usado.
ImageLavagem normal. Não lavar nesta temperatura artigos sem solidez a lavagem de algodão, modal e poliéster, bem como suas misturas.
Image
Lavagem suave. Artigos com acabamentos especiais (easy-care, wash and wear). Colocar poucas peças na máquina. Usar somente 2/3 do tambor. Não centrifugar.
Image
Lavagem normal. Temperatura de lavagem indicada para roupas de cor intensa de algodão, poliéster e misturas.
Image
Lavagem suave em roupas de modal, viscose, fibras sintéticas (acrílico, poliéster e poliamida). Usar somente a metade da capacidade do tambor. Não centrifugar.
Image
Lavagem suave para artigos de lã. A temperatura é indicada por realizar uma suave ação mecânica. Utilizar somente 1/3 do tambor com roupas. Não centrifugar.
Image
Lavar somente a mão, a temperatura entre 30° C e 40° C, dependendo do artigo. Diluir bem o detergente. Não torcer e esfregar o artigo. Artigos de cor não devem ser deixados de molho. Lavar imediatamente e secar.
Image
Artigos com este símbolo não devem ser lavados com água. Em geral são sensíveis a qualquer tratamento úmido.

Clorar roupas

Image
O triângulo é utilizado para simbolizar os processos de alvejamento com cloro (água sanitária), ou outros produtos clorados.
Image
Significa que o artigo pode ser alvejado a frio com cloro ou produtos que contenham cloro. O artigo deve ser enxaguado com água fria e posteriormente imerso na solução de cloro durante 15 a 30 minutos. Enxaguar bem e tratar conforme a etiqueta.
Image
Não deve ser alvejado. O artigo não deve ser submetido a alvejamento com cloro ou usar qualquer outro produto que contenha grande quantidade de alvejantes.

Passar roupas

Image
O símbolo para passar a ferro é constituído da figura de um ferro, contendo na sua parte inferior pontos indicativos da temperatura máxima admitida pelo artigo.
Image
Ferro quente ( 200° C) - Na escala "algodão/linho", tratar o artigo de preferência umedecido. Em artigos sensíveis ao brilho e pressão, passar ferro no lado avesso ou sob um tecido intermediário. Pode-se usar o ferro a vapor.
Image
Ferro moderadamente quente (150° C) - Na escala "lã/seda/poliéster/viscose", passar o artigo sob tecido umedecido. Pode-se usar ferro a vapor. Evitar pressão e não repuxar.
Image
Passar com ferro a temperatura mais branda (110° C) - Na escala "acrílico/poliamida (nylon)/acetato", passar sob o tecido seco ou no lado do avesso. Não utilizar vapor.
Image
Artigos que possuem etiquetas com este símbolo, se passados a ferro, serão profundamente danificados e terão sua recuperação inviável. Ou seja, não passar a ferro de forma alguma (nem ferro seco, nem ferro a vapor).

   
     
Rua: Diogo Mugiatti, 650/698 Boqueirão Curitiba - PR / Fone: 41 3286.2342